quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Sopinha da mãe


E hoje, o que temos para o almoço?
Puré de borrego, alface e cenouras! 
Esta sopinha até eu gostei... mais ou menos. Afinal de contas, a ausência de sal influencia-nos e muito este paladar adulto, viciado em coisinhas nem sempre saudáveis.

Fazer as sopinhas para a Mel é coisa que me dá prazer, especialmente nesta fase de descoberta. Quase a chegar aos seis meses, a minha bebé já provou batata, cenoura, abóbora, cebola, nabo, feijão-verde, bróculos, alface, agrião e batata doce... Os caldos já levam o sabor da carne, por agora, ainda só frango, peru e borrego.
Mas estamos quase, quase a completar "metade de um ano", como diria o meu sobrinho de quatro anos, pelo que se avizinha o desafio do peixe, dois purés de legumes por dia e uma papa... Haja imaginação, portanto! E muita disciplina no frigorífico para poder assegurar refeições em condições, a tempo e horas.

O livro que está na fotografia, "1,2,3 Uma colher de cada vez" pode dar uma excelente ajuda para cozinheiras/os sem imaginação... acontece a todos, com maior ou menor frequência, mas acontece! :)

Não esquecer que:
- Misturar legumes e fruta pode ser uma opção (embora concorde com a pediatra que defende que as crianças devem habituar-se ao sabor dos alimentos, como eles são)
- As crianças devem experimentar alimentos variados, mesmo aqueles que o nosso paladar recusa!

É também importante não ignorar que há regras para se fazer a diversificação alimentar, há proibições e processos graduais. Neste campo, confesso que sou rigorosa nos tipos de alimentos a dar em cada fase de desenvolvimento da Mel, mas não sou "mais papista que o Papa!". Habituada a cozinhar, não peso alimentos (à excepção da carne), uso a minha intuição para criar sabores apetecíveis. Mas para quem não tem tanto à vontade, recomendo vivamente que façam tudo "by the book" :)

Ali de lado, estão boiões de comidinha da Nutribén, viram? Foi só para provocar :)
Neste assunto, sou mais conservadora. Bem mais. Boiões só para ter sempre no saco da Mel, quando saímos, porque nunca se sabe o que pode acontecer e quando chegamos a casa. Ou para quando vamos sair e não houve tempo para preparar a refeição, ou porque, realmente, naquele dia, dá mesmo jeito ser só abrir o frasquinho para alimentar a cria, pronto!
Mas por norma... Comidinha da mãe :) Tão boooommm.

Sem comentários:

Enviar um comentário