sexta-feira, 7 de junho de 2013

Mãezinhas boas, mãezinhas más, mas lavadinhas

- Srs. accionistas, a marca está a precisar de ganhar dinheiro a sério. Alguém tem ideias?
-  Sim, claro. Sugiro que se comece a produzir produtos direccionados para bebés, grávidas e afins.
 - Muito bem. Isso dá dinheiro. Só precisamos de...
 - Só precisamos de arranjar umas boas fotografias de bebés, chefe. E já agora de colocar os rótulos "Dermatologicamente testado, "Hipoalergénico" e afins...
 - Ok.  Quanto vamos lucrar?
 - Certamente muito, chefe. O produto é o mesmo que já vendemos, é só adaptar... o rótulo.

Deve ser, mais ou menos, assim que "eles" pensam e  agem não é?
Em se tratando dum país supostamente desenvolvido, a estratégia passa por meter algum medo às mulheres com as hormonas aos saltos e ansiosas, coitadinhas!, fragilizar ainda mais a figura do recém-nascido/bebé/criança, aliar uns conceitos médicos e certificar, se possível, e depois... depois o marketing. 
E as patinhas caem. Estou a fazer quá-quá, desde ontem. 



Este comportamento aborrece-me: o de comprar coisas ao dobro ou ao triplo do preço, só porque me impingiram a vida toda que é assim que deve ser. E eu, esclarecida que sou, moderna que sou, mãe pela primeira vez que sou, parva que sou... Obedeço e pago. Mas contrariada, atenção.
Detive-me nas prateleiras gigantes dos detergentes para a máquina de lavar, decidida a começar a empreitada de preparação de lavagem das roupas da bebé. Ao contrário do que acontece quando se trata de comprar produtos para nós aqui em casa, passei tudo o que era marcas brancas e fiquei nas "grandes", nas conhecidas, até porque há muito pouca escolha no segmento do bebé. E acabei por trazer dois exemplares dignos de uma mãe como manda a lei: Skip Baby e amaciador Comfort Pure Baby!

Ah que bela mãe, não poupa dinheiro em se tratando da pele da menina!?
Podia estar convencida, mas não. Assim como não estava bem, neste momento se, pura e simplesmente, me metesse a lavar o enxoval todo com o detergente dos "adultos". 
Não bastando esta contradição "não sejas forreta, joga pelo seguro, sê uma linda mãe" vs "caiste tal e qual as outras e o teu detergente habitual fazia o mesmo serviço", diz-me a minha irmã, a propósito do assunto:

 - Amaciador? Compraste amaciador especial? Mas as roupas dos bebés não se lavam com amaciador para não deixar resíduos!

Isto, às vezes....

Sem comentários:

Enviar um comentário