segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

SOPA - Aquele momento

Chovia, mas não resisti e fui à fruta, em vez de a levar logo para o aconchego da casa. Saí da pediatra cheia: a minha menina acabava de ganhar permissão para começar a comer sopa e fruta!
Oh felicidade, como tu andas vestida! 
Sempre soube que desejaria esta fase, mais do que outras mães, talvez. Pelo menos mais do que aquelas que amamentaram. Sabia que chegada esta altura iria sentir que, agora sim, ia compensar a minha boneca pelo leite materno que não lhe pude dar. As sopas não podem sair das mamas, só do tacho! :)  Sendo assim, garanto que o meu tacho é o mais cheio de vitaminas, de carinho, de cuidados e de sabores! Pelo menos agora estamos de igual de para igual, sem remorsos. Ponto final.

Para além deste secreto (pouco) pensamento de mãe, há muitas outras coisas que fazem com que a primeira sopa seja UM MOMENTO. É aliciante poder variar a alimentação. "Dona Ana, estas compras hoje são especiaiiiiissss! São coisinhas para a sopa da minha meninaaaa!". Sorri e, de repente, toda a gente cruzava conversas sobre as sopas dos filhos e dos netos na frutaria. 

A minha comia feijão, veja lá!
Feijão, tão cedo?Credo!
Olhe, ai é para esta menina linda aqui? Então, tome lá menina! (talhada de abóbora enfiada no saco!) E qualquer dia ela que me venha pedir uma "manana", que eu 'dou-le'!

Adoro estas tretas. Já em casa, fotografei batatas, cebolas, cenouras, pêras e maçãs, para anunciar ao mundo virtual: Atenção pessoas, a minha menina vai começar a comer sopa e fruta! Xanaaam!
Adoro estas tretas.

Em casa, no dia a seguir, preparava-se o manjar como se de um banquete em miniatura se tratasse! Tudo cremoso, talvez até pouco espesso (o próximo sai melhor, prometo), dividido em caixinhas mini, colher de silicone a jeito, máquina de filmar preparada (eheheh, demais!), preparados para correr muito mal, para ficar tudo por comer, para levar com sopa na cara, ouvir choros e o diabo a quatro...? 3,2,1.
Ela abriu a boca, experimentou, pôs a língua de fora (ainda não sabe que o movimento é para ser ao contrário) e... tudo lá para dentro. Pedia mais. E mais rápido!
A sério? Isto está a acontecer? Então mas não era para correr mal? :)

Que coisa mais gostosa. Que orgulho (agora percebo tanta coisa que antes não percebia, xiiiii....). Parece ela que nasceu já a saber comer com colher, e a gostar de sopa e de fruta! Tirando o estado geral da roupa, dela, do pai e do meu, foi perfeito. Aliás, foi perfeito mesmo por isso.

Dona Anaaa?
Prepare os agriões que daqui a dois dias sai um belo puré verde.
Oláre. Cólicas, estou a jogar forte e feio. Não quero saber.



2 comentários:

  1. Que maravilha :-) E a seguir virá a papinha não é? Eu anseio a primeira sopinha do Gui, e devo ter carta branca do pediatra dentro de duas semanas, aos quatro meses portanto.
    Eu não digo que o tempo voa? :-)

    ResponderEliminar
  2. Olá Clara! Bom ver-te de novo por aqui :) Espero que esteja a correr tudo bem, dentro do caos natural que é ter um bebé :)
    Pois é, começámos com as sopas - ficou ao nosso critério escolher - e, dentro de 15 dias, iniciamos as papas! Claro que já comprei a primeira nao é? :)

    ResponderEliminar