quinta-feira, 18 de abril de 2013

Quanto custa essa barriga?


Quanto custa, afinal, estar grávida?

Não sendo eu uma grávida de "serviços mínimos", como já disse, mas tendo que fazer um esforço orçamental para suportar os custos inerentes ao novo estado e à nova vida, faço contas. Aponto, guardo papelinhos, faço tabelas, eu sei lá... 

E como em tantas outras coisas, apercebo-me que é sempre possível fazer a "coisa" por menos, raspar até ao fundo do tacho. Na minha lista de despesas, a grande fatia relaciona-se com consultas e exames feitos no privado, que poderiam ser feitos gratuitamente no público - felizmente, e por enquanto! Excepção feita para o rastreio bioquímico que, entenderam os especialistas, não é assim tão, tão indispensável, lá porque despista três tipos de trissomias, calma lá....

Em termos de medicação, a coisa também se faz com relativo desafogo, não fossem os medicamentos para os intestinos serem tão caros e uma médica ter-se lembrado de me receitar uma espécie de gomas (naturais e óptimas para grávidas!!!), desprovidas de efeitos práticos e de qualquer comparticipação. Portanto, uma grávida que precise mesmo de impulsionar os seus intestinos, é melhor optar por fibras alimentares puras!

Quanto aos cremes, tenho feito a coisa "rasteirinha", mas não posso ignorar a necessidade de hidratar especialmente a pele.

Na "secção" roupas e acessórios para o bebé é que tenho realmente sido exemplar, pelo menos, muito mais contida do que pensei algum dia ser! Ainda assim, ainda é cedo para deitar foguetes, eu sei! Os melhores tempos para as compras estão aí à porta, o rosa pisca-me o olho, os saldos, as feiras dos bebés, assim como a decoração do quarto, as fraldas, as toalhitas. Deixa, deixa... :)


Teste de gravidez.........................................................9 euros

Medicamentos.......... Ferro e ácido fólico .................. 3,42 euros
                               Outras maleitas associadas :) .... 30,29 euros

Consultas de ginecologia obstetrícia (privado)..............37,5 euros
Ecografias e rastreios (privado)...................................63,80 euros

Roupa de grávida.......................................................22,98 euros
Cremes e outros produtos específicos para grávida.... 14,07 euros
Roupa e outros acessórios para o bebé.......................46 euros
Outras coisas para o bebé.......................................... 0 euros!

18 semanas # 227,06€

Sem comentários:

Enviar um comentário