terça-feira, 2 de julho de 2013

Curso de preparação para o parto no SNS


É fantástico o Serviço Nacional de Saúde promover gratuitamente Cursos de Preparação para o Parto. Valoriza-se a maternidade em si, a saúde da mulher e do bebé, o acto de dar à luz, a natalidade...

Mãe pela primeira vez, estiquei o dedo, claro: Também quero, sff!
Inscrevi-me bem cedo e esperei o telefonema da enfermeira responsável pelos cursos do género na área a que pertenço. Uma semana antes de ir de férias...

- ... Gostaria que viesse a uma entrevista na próxima semana. (procedimento habitual antes de se iniciar o curso)
-  Lamento, mas não vou poder, estou de férias, e fora da zona. Pode ser para depois?
 - Bem, depois estou eu de férias, em Agosto as instalações, que são cedidas pela câmara municipal, estão encerradas, pelo que tem que ficar para Setembro.
- SETEMBRO?
- Pois, a sua data prevista para o parto é meio de Setembro, mas terá que ser.

Ok, não vou ter curso de preparação pelo SNS. Procuro no privado e desisto, ao tomar conhecimentos dos preços. Até que... um belo dia, uma "colegas" de viagem me alertam: Porque é que não fazes pelo nosso centro de saúde, vamos começar agora na próxima semana!!?!
Penso de imediato: Hum, esse centro de saúde já não pertence ao meu concelho, apesar de ser vizinho geograficamente, a organização de saúde é outra, o hospital de referência é outro... Será que o simplex, aquele mesmo eficaz e prático, existe e invadiu o SNS...?

Telefono para o dito centro de saúde, apresento a situação e o veredito não me espanta nada. Mesmo nada.

- ... Pois, mas mesmo que tivéssemos vagas, nunca poderia vir fazer aqui o curso porque pertence a outro lado!

Ora aí está, o simplex tão apregoado pelo Estado. A eficácia no seu esplendor. A optimização de recursos. 
E não me venham dizer que tudo se trata de organização. Isto é, somente, falta dela. 

E algum bairrismo?!



2 comentários:

  1. Muitos parabéns pelas vossas 30 semanas.
    Deixamos-vos o link do nosso site www.instituto4life.com onde poderão realizar o vosso acompanhamento no pré-parto a um preço lowcost - 80 euros.
    Contacte-nos

    ResponderEliminar