segunda-feira, 8 de julho de 2013

Algarve: ementas parvas vs elevadores na praia

Há coisas que me irritam especialmente no Algarve. 

As ementas  dos restaurantes cujo turismo é, decididamente, pensado para os ingleses (nem todos se revêem nisto!) e só depois para o portuguesito, são uma delas. O próprio grafismo funciona como repelente:  estandardizado, ele é quatro ou cinco bandeiras - a portuguesa até vem lá! Ufa! - a anunciar os nossos traditional dishes como os peitinhos de frango com ananás, esparguete à bolonhesa, bacalhau à braz, espadarte com batatas fritas... Claro!
Concordo que se adapte a coisa a quem põe o dinheirinho nas caixas registadoras, mas nem tanto ao mar, nem tanto à terra! Lagos, por exemplo, no seu centro, tem escassas hipóteses de agradar a um português que sabe e quer o que é bom, Ainda hoje penso o que leva a dona de um restaurante central a colocar mista de peixe como prato do dia, quando o dito cujo já tem três dias (dito pelo empregado), a servir bife de atum de cebolada previamente grelhado no carvão (cheirou-me a restos do prato de alguém, enfim...) e doses de sardinhas assadas com ... pasme-se, DUAS SARDINHAS! Isto é coisa que se apresente? Nem a português, nem a inglês!


Há coisas que descobri, este ano, no Algarve:

Há caracóis (crus) à venda por tudo o que é ruas e ruelas! E eu que nunca via o petisco por estas bandas...

Há quem sirva, e há quem coma, sardinhas com batatas fritas!!!! A ASAE tem que estar atenta a estes crimes, sff!

Há vendedores de bolas de berlim muito antipáticos!

"Malaka-malaka, massáááiiii?", quer dizer: "O senhor quer uma massagem?". Há quem tenha percebido isto logo. Não foi o meu caso, precisei de ajuda. E não fiz a massagem, apesar de só custar 6 euros.

Há praias, pelo menos a da Praínha, no Alvor, com elevador! Oh my god! E depois disto como é que se volta às escadarias infindáveis sem dizer mal da vida? :) Custou-me, confesso.



Há coisas que já sabia e que voltei a confirmar:

Há gente que ainda tem muito dinheiro, e ainda bem que o gasta no nosso país.

Os restaurantes e cafés de praia são, por norma, apetitosissímos e, na mesma proporção, caríssimos.

Ainda há sítios turísticos no Algarve, como é o caso do Alvor, onde nos sentimos bem, onde há pão com sabor a pão, saladinha algarvia de chorar por mais, peixe grelhado com batatinha com pele, toalhas riscadas, e concertina a acompanhar. Viva o Zé Morgadinho!




Eu gosto muito de boa vida :) E mereço.









2 comentários: