sexta-feira, 28 de março de 2014

Pós-parto: recuperar peso (o antigo)

Mais cores no prato (mais legumes) e  sopa antes da carninha ou do peixinho são duas das coisas "novas" que passaram a fazer parte da minha ementa, depois da temporada que passei com a nutricionista. 
Basicamente, a maioria das dicas que segui e que aqui divulgo são hábitos alimentares saudáveis que deveriam ser seguidos desde sempre mas... como nunca é tarde para mudar... :)

SOPA
Ao almoço e ao jantar, podendo ser a refeição principal à noite. Cenoura e abóbora podem coabitar mas quanto à batata... o melhor é substituir por outro legume, ou mesmo batata doce (é verdade, é menos calórica, não fazia ideia!!!).
Cá em casa comia-se sopa de Outubro a Maio, três a quatro vezes por semana. Agora, vamos tentar eliminar a sazonalidade da dita cuja. Quanto à regularidade, é raro não haver o precioso líquido no frigorífico. Fantástico, não é?
E dada a necessidade de variar, comecei a inventar mais receitas, algumas com sucesso, outras menos, e a incluir legumes que até então não entravam no tacho. O creme de brócolos com curgete é um exemplo disso! Fiz para a Mel, provei e... não é que gostei? Fico mesmo contente quando consigo diminuir a esquisitice :)

LEGUMES
Deverão ser os fiéis amigos da carne, ou do peixe, da batata, arroz ou massa. Ou seja, sempre no prato, e com destaque!
Sem imaginação e tempo, tenho experimentado tudo o que é mistura congelada: chinesa, macedónia, para wook... E há coisinhas bem boas. A grande vantagem é que dá para fazer tudo de uma vez e ir comendo durante dois ou três dias, sem perder o sabor. Até já o brócolo vai :)

MANTEIGA
Esquecê-la. Mas... no pão, tão boa.. Esquecê-la.
Se a dor for muita, até se admite o queijo e o fiambre por cima. Mas a dita cuja, é que não.
Confesso que esta mudança doeu um bocadinho mas é tudo uma questão de hábito. Numa tostinha com queijo fresco até acho que não se nota a sua ausência. Numa torrada, bem, cof, cof. Assim sendo, aos fins-de-semana estabeleci que não há limites:) Oh felicidadezinha!




CHÁS E COMPANHIA
Dois litros de água por dia é o ideal. Para quem não gosta de água, experimente chás. Sem açúcar, claro.
Água de Inverno é coisa que me custa, por isso, comprei tristemente três ou quatro variedades de chá, uma vez que é coisa que também não me seduz. Well, morno sabe-me tudo ao mesmo. Bebo e pronto. E sempre aqueço :)
Quem precisar de um diurético, experimente o de Cavalinha, um litro durante 15 dias, uma paragem de mais 15, e por aí adiante.

SEMENTES DE LINHAÇA
Estas sementes podem ser incluídas em vários pratos. Por aqui, consome-se moída e dourada, na sopa (uma colher de sopa). A textura fica mais grossa, dá uma sensação da saciação e ajuda o trânsito intestinal. E não, não altera o sabor do resto da comida.
Para engrossar batidos de fruta, em vez da bolachinha Maria (oooh!), por que não farelos de trigo?! Já comprei. Qualquer dia uso, a sério.


AÇUCAR
O menos possível.
As meias de leite são a minha perdição, uma de manhã, uma ao lanche, faça chuva ou faça sol. Com açucar, claro. Well, tenho diminuído a quantidade, não sei se algum dia chego ao zero, mas diminuir já é sinal de boa vontade, certo?!

BARRIGA INCHADA
Quem tem? Quem tem? A origem do inchaço abdominal pode ser leite e derivados, a alface ou alimentos com glutén (aveia, trigo, cevada ou centeio). A eliminação de cada um destes alimentos, à semana, pode ser uma boa estratégia para descobrir o "culpado".
Nota: experimentei o famoso leite de soja e é coisinha que não consigo gostar de todo. Nem com café, nem com um pouco do outro leite, muito menos, natural. Sabe-me a pudim enjoativo e pouco há a fazer. Mas... daqui a uns tempos experimento outra vez! :) Entretanto, a próxima aquisição será leite sem glutén.

Boa sorte para todas :)
Boas torradas e boas meias de leite!

Sem comentários:

Enviar um comentário