quinta-feira, 11 de abril de 2013

A crise e a gravidez


Acho útil saber quanto custa a  vida que escolhemos e que podemos levar. Já há muito tempo que faço uma relação das receitas e despesas cá de casa, por "departamentos", para nos podermos orientar melhor. E sei bem que, se o compromisso for sério e rigoroso, ver em tabelas aquilo que gastamos pode ser altamente... desesperante, incentivador, frustrante, entusiasmante, disciplinador,  revelador... e por aí, depende, essencialmente do número que se consegue obter entre o dever e o haver no final do mês! :)

Quanto custa uma gravidez?
É variável, como é óbvio. Por mais que nos possamos guiar por despesas mínimas previsíveis, tudo tem os seus quês...

Tenho a noção de que, mesmo vivendo tempos tão difíceis, mesmo fazendo tanta ginástica mental, emocional e orçamental, não sou uma grávida em "serviços mínimos". Felizmente, estou a conseguir ser seguida em termos de saúde de uma forma que me tranquiliza bastante, combinando o SNS com o privado. Nas outras vertentes, bem, nada de excessos  mas... Também não preciso de muito tempo para perceber que ainda não batemos no fundo, como tantas famílias. Basta pensar que ainda ontem estivemos a pensar na cómoda e nos candeeiros que vamos comprar para o quarto de bebé, na cadeira que vamos restaurar, no vestido rosa e na chucha a condizer...

Se é verdade que se os tempos fossem outros, provavelmente, já teríamos gasto o dobro, com tudo e com nada? É muito possível. Mas se seria melhor? Não! Disparate :)

Costumo dizer muitas vezes, porque acredito nisto: quando acabar a crise, ou desatamos a consumir que nem uns loucos - síndrome das saudades acumuladas -, ou aprendemos a lição e vamos conseguir mesmo ter um nível de vida muito melhor como resultado da disciplina higiénica a que nos obrigaram a seguir no nosso país.


2 comentários:

  1. Concordo com tudo...a crise ajuda-nos a pensar duas vezes no que vamos realmente ou não precisar...

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Às vezes, até mais do que duas vezes :) O que importante é seguir em frente!

    ResponderEliminar