quinta-feira, 16 de maio de 2013

Caixa prioritária para recalcados



Prioridade a grávidas (menina de perfil com barriga proeminente). Por vezes, esta grávida também tem como companhia o idoso (velhinho encurvado com bengala), pessoa com deficiência (senhor em cadeira de rodas), e o adulto com criança ao colo (senhora com pequeno ao colo). 
Estamos em sintonia, certo?
Quem não viu já este sinal?

Pois, toda a gente já viu. Tem bonequitos e tudo, que ajudam a dissipar eventuais dúvidas que possam persistir em cabecinhas menos maduras,  esclarecer os que não sabem ler e, julgo eu, elucidar as crianças. 

Pelo menos uma vez na vida, já apeteceu a alguém ter motivos para estar incluído naquela fila. Quando se gera este sentimento, o adulto normal (sem requisitos) contraria como pode. E depois há os outros, a que chamarei, sem problemas, porque quem me lê não se irá rever nesta postura, de: RECALCADOS.

Estes recalcados são pessoas que não compreendem e/ou não aceitam que haja uma caixa ex-clu-si-va, pró-pria, des-ti-na-da-pa-ra... mulheres que estão grávidas, para pessoas que tenham alguma deficiência, idosos e adultos que tenham a seu cargo crianças de colo no acto da compra. 

Perguntar-me-ão algumas cabeças recalcadas: 
Ah, mas o que é isso de ser idoso? A partir de que idade se é idoso? É para idosos de bengala, ou de andarilho também vale? Tem que se ter o cabelinho grisalho ou os pintados também estão na corrida? 
Ah, mas o que é isso de ter crianças de colo a seu cargo? Se a criança já andar e quiser estar ao colo por pura birra também conta, ou já não?
Ah mas o que isso da pessoa com deficiência? Se tiver problemas mentais mas andar medicada e parecer uma pessoa equilibrada, também conta, ou é só para deficiências físicas? E se a deficiência não for visível pelos outros, como é?
Ah mas o que é isso de estar grávida? Uma mulher com duas semanas de gravidez já vem para aqui armada? E se a barriga for grande, mas for só banha, ela pode enganar toda a gente, ou não?

Algumas cabeças recalcadas ainda vão mais longe, palavra:
Ah, mas há velhos que têm mais saúde do que eu, que ando aqui com as minhas cruzes, ui, ui...
Ah, mas há pessoas que trazem os filhos para as filas só para passar à frente e tanto os adultos como as crianças têm belas perninhas para aguentar!
Ah mas há deficientes que estão na cadeirinha de rodas muito bem instalados, eu não tenho onde me sentar!
Ah mas há grávidas que quase nem têm barriga, que peso extra é que elas têm? E vêm acompanhadas do marido, ou lá quem é aquele, por que raio merecem tratamento especial?

Há ainda uma coisa que acho que faz muita confusão a este tipo de cabeças: o ter boa cara, bom ar, ter o atrevimento de sorrir!

Ora bem, chegou a minha vez.
Caras cabeças recalcadas:

Este sinal de prioridade é vago, contudo, indica claramente que se destina a quatro grupos-alvo: grávidas, idosos, adultos com crianças de colo e pessoas com deficiência. 
Não constando, na grande maioria das vezes, informação adicional, temos que partir do pressuposto que nas caixas onde o sinal se encontra podem estar as grávidas, no início, no  meio, ou no fim da gestação! No Continente vão um bocadinho mais longe e esclarecem que aquela caixa é para grávidas com "gravidez visível", ou seja, a barriga deve ter que ser proeminente (o que me pode causar alguns problemas mas...). No Ikea chegam a pedir o boletim de grávida. Muito bem, onde há regras extra, há que tentar cumprir. Nos outros sítios nada mais pedem, portanto, nada mais se exige à grávida que não seja colocar-se na fila e aguardar pela vez!

Chamo ainda a atenção para o seguinte: Não diz nestas placas (nunca vi, mas já estou por tudo!!!) que a grávida só tem prioridade se não estiver acompanhada, ou se tiver uma barriga que sim senhora, upa, upa, devem ser gémeos, ou que só pode passar à frente se estiver com cara triste, cansada ou visivelmente doente! Não sei se estou a fazer-me entender! Não diz lá nada disso e a grávida não está a cometer um crime se se colocar nesta fila prioritária mesmo que tenha uma vida feliz e não tenha tido ameaças de aborto, cólicas intensas, os pés inchados ou enjoos!

E, com as devidas adaptações, a lógica aplica-se aos outros grupos prioritários.
Agora podíamos discutir dentro destes grupos quem é que tem mais "dores", podíamos sim senhora. Mas não levava a lado nenhum porque, simplesmente, aqui impera o bom-senso, o tal que é normal em qualquer situação da vida, em qualquer fila de supermercado, farmácia, instituição, entre outras.

Também se pode pôr em discussão, iniciar uma petição - why not? -  para o seguinte tema: Porque é que não há uma caixa prioritária para gente recalcada, de mau humor, invejosa, insensível, com mau feitio e apressada? Ficavam ali todos num cantinho, fofinhos... 

... E deixavam as grávidas sem pés inchados descansadas, os idosos com boa pinta descansados, os deficientes com os problemas escondidos sem remorsos de não poderem mostrar nada ao público e as mães e pais com filhos cansativos sentir que nem tudo é sempre mau. 





Sem comentários:

Enviar um comentário