sexta-feira, 3 de maio de 2013

Não pode ser Jesus Cristo, poças

O nome a dar ao bebé é um dos assuntos que vem à baila desde logo. E digo nome do bebé, porque a tendência é pensar no bebé e não tanto na criança, na adolescente, na adulta... Oh my God, ela vai ser adulta um dia!
Quantas vezes dizemos: Emília para uma bebé? Acho pesado! Augusto? Pode ser o nome do avô, mas desculpa lá, coitadinho de bebé! Bem, comentários destes e outros piores fazemos quase sem dar conta! A verdade é que também não faz sentido pensar num nome só para quando a nova pessoa que aí vem ainda nos cabe por inteiro no colo:) Mas cá em casa, acho que seguimos esta linha de pensamento!

Eu sempre gostei de nomes pequenos. No entanto, tinha uma combinação favorita para o caso de um dia ter uma menina, e que já vinha de há muitos, muitos anos... Ana Catarina. Por acaso é o primeiro nome da mãe e o segundo o da avó materna... Mas tenho na minha cabeça que é mesmo por acaso. Será? :)

Contudo, o pai tem muito a dizer e, embora não desgostasse do nome que tinha guardado no baú... Foi sugerindo outros! Foi assim que chegámos a  Mel.  "Não gosto de mel, nem tu! Só a temperar carnes ou com queijo de cabra!!!". Ok, começava a saga das associações, ou a pessoas que não gostamos, ou a outras que já morreram, ou a comidas ou a... É inevitável. Ainda assim, Mel pareceu-nos sempre um nome doce, e pequeno, e diferente... 

Fase seguinte: perceber se Mel podia, efectivamente, ser o primeiro nome de um menina filha de dois pais portugueses! E não pode :) 

O Instituto dos Registos e do Notariado - http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/inicio - disponibiliza uma lista online com os nomes permitidos em Portugal e... pasme-se! Eu pasmei!

Aarão, Abna, Adriana do Mar, Basilissa, Boanerges, Carmério, Cherna, Clife, Cosete, Dagmar, Deus (precedido da partícula de), Dhruva, Eric e Erik (os dois masculinos), Fani, Habacuc, Hadassa, Iag (masculino), Idrisse, Ingo, Jó, Kévim, Luamar, Maria Maria, Mia....

MEL? Mel é permitido no masculino. No feminino não!!! Blasfémia! Informei-me então junto de um funcionário de um registo: Mel poderá ser colocado como segundo nome, em alguém do sexo feminino! 
Ridículo não? Depois de ler a lista dos nomes permitidos em Portugal, chegar a esta conclusão é qualquer coisa... Bem, fica então: Inês Mel :) Dois nomes pequeninos e doces!

Só  mais um coisinha curiosa: Camões e Jesus Cristo não são permitidos! Aguentem-se! :P


Sem comentários:

Enviar um comentário