segunda-feira, 13 de maio de 2013

Caracóis e Morangos - Os mitos

Caracóis?
Morangos??

TU NÃO DEVIAS COMER ESSAS COISAS!!!

Mas que raio! Fiz mal a alguém, por acaso?, penso para comigo. E a seguir verbalizo e preparo-me para a "luta".
Do lado de lá, as argumentações: As grávidas não podem comer caracóis, não sabias? (e pronto!). As grávidas não devem comer morangos porque são hiper alergénicos. Eu não era alérgica antes da gravidez, mas durante...

A gravidez deve ser uma das fases da vida de uma mulher em que os mitos mais colam. Há mil mitos, que se eternizam, com as devidas adaptações aos tempos, claro. Vai daí, tenho as minhas defesas. Ajo com cautela. Porquê? Quem te disse? Aconteceu contigo? Comprovaste? Leste na Internet? Ou simplesmente, pergunto à medica que me assiste, se é verdade e qual é a sua opinião. E, normalmente, fico satisfeita e não penso mais no assunto.  

Foi o que aconteceu na última consulta:

 - Doutora, em relação à alimentação, posso comer caracóis?
 - Caracóis? Pode! É fervido e tudo.
 - Ufa! Ainda bem, que já comi duas travessas!
 - E morangos?
 - Morangos pode, desde que os lave muito bem, claro. (Olha com mais atenção para a minha ficha...). Você é imune à toxoplasmose e tudo! Não se preocupe.
- Pois, foi o que eu pensei. Eu bem digo isso às minha amigas mas elas não querem saber! :P

Queridas amigas, obrigada pela preocupação e pelos conselhos. A sério.
Mas eu posso comer caracóis :)  E morangos :)

De qualquer das formas, longe de mim incentivar à loucura alimentar durante a gravidez! Apesar de poder comer de tudo, tenho também eu uma série de preocupações e cuidados extra, nomeadamente, com a higiene das coisas, a origem, os prazos de validade, entre outras.
Deixo aqui um link - http://hmsportugal.wordpress.com/2012/04/23/alimentacao-saudavel-durante-a-gravidez-v3/ - com uma lista de conselhos que me pareceu muito completa. Depois, cada uma, seguirá o seu instinto e respectivas necessidades! 


1 comentário:

  1. Obrigado plo textoo acredite que comi caracois e tda agente me diz o mesmo... nao posso! (Mas continuo a comer) hahaha fico feliz em saber que nao sou a unica.

    ResponderEliminar