quinta-feira, 14 de março de 2013

Não sou doida, voltei a sonhar só isso


Anita sempre ouviu a famosa frase: "A vida dá muitas voltas!". E a profecia popular instalou-se, repentinamente, por volta dos 30. Dias amargos alternaram com os azedos, e os azedos com os ácidos. Os alicerces de açucar, até então com uma solidez razoável, derreteram até níveis nunca vistos. Temeu não os conseguir reerguer mas as reservas de uma vida não se esgotam assim, com uma dor aguda. Vão resistindo.
 
Diz o povo que "a vida continua" e Anita colocou-se na fila, com o mapa antigo amarrotado, sem a velha bússola, apenas com a esperança periclitante de que um novo rumo se haveria de desenhar e que, mais tarde ou mais cedo, seria possível apanhar as pontas do projecto antigo. Enganou-se. Tudo mudou e a história que contou para si ao longo de três décadas deixou de ter condições para existir.
 
Sendo assim, Anita passou a agir de uma forma, no mínimo, estranha, tendo em conta o tal guião. Sem emprego, decidiu comprar casa e dar início a uma vida a dois. Facto impensável para a Anita AT (Antes dos Trinta). Embora muito feliz com a atitude, achou então que havia esgotado a sua dose de loucura permitida, concretizar qualquer outro sonho sem arranjar emprego, era coisa proibida a uma pessoa sã de cabeça e responsável, como sempre achou que era. O dinheiro é essencial para a concretização dos nossos sonhos? Pois, com certeza. 
Já há muito tempo que Anita resistia a fazer balanços de finais de ano, mas um dia permitiu-se entrar dentro de si, com uma frontalidade atípica, sem medo das conclusões a que poderia chegar. Enfrentou a realidade tal como ela estava a ser: Difícil. O guião antigo não tinha mesmo retorno. E Anita percebeu que não tinha escrito outro. Nunca mais tinha tido mão em si, deixara-se levar pela "crise" de todos e pela sua em concreto. A revolta, as falsas esperanças, a tristeza dos dias, o desespero, a desilusão constante não tinham ajudado a desenhar um novo roteiro. 
 
E os sonhos? Sempre adiados à espera de melhores ventos. À espera do trabalho, que é essencial à realização pessoal de quem tem 30 anos e tinha um guião tão bonito para pôr em cena. À espera do trabalho que garante o dinheiro, para alavancar os sonhos... No meio desta viagem às temidas profundezas, aceitou uma coisa terrível, pensar no pior: "E se eu continuar desempregada por mais um ano que seja? Por mais dois...?Três...?"
 
A mudança deu-se nesse instante. Aceitar que o pior ainda podia estar  para vir deu a Anita a coragem suficiente para voltar a achar que podia reocupar a sua cadeira na Assembleia Geral dos Membros para o Destino. Sabia que na mesa continuava a ter como colegas a crise, o desemprego, o aumento do custo de vida, a diminuição brusca do poder de compra, dificuldades variadas. A diferença é que passou a dar a importância devida aos outros membros que sempre lá estiveram, como a saúde, a juventude, a união da família, o espírito de entreajuda. O amor, sobretudo, que ajuda a sorrir quando tudo à volta parece perdido.
 
E é assim que Anita dá prioridade ao maior sonho de todos: Ser Mãe. E é assim que Anita começa a entender que o que fez de "estranho" no passado recente foram rasgos de coragem e não de irresponsabilidade. Foram atitudes de quem já estava, lenta e insconscientemente, a escrever um novo guião. De quem, ainda que baralhada, já estava a tratar de reagir aos tempos difíceis.
 
A vida dá muitas voltas. Nem todas são boas e nem sempre é possível controlar a intensidade e a regularidade com que se dão. Mas algumas são boas e estas, quase sempre, dependem da vontade pessoal.

Nota: Escrevi este texto há uns tempos. Hoje torno-o público porque faz sentido que assim seja. Não quero esquecer-me do que ficou para trás, da reviravolta que dei na minha maneira de pensar.
 
 
E aproveito para, assim, te dar a notícia amiga R. Sei que ficas feliz por mim, como eu fiquei por ti, quando no cantinho da nossa sala de trabalho, olhaste de esguelha, com um sorriso maroto e me deste a novidade... :) Os tempos são hoje, talvez, ainda mais difíceis, mas vale a pena continuar a sonhar.

4 comentários:

  1. Sem sonhos a vida não tem piada nenhuma! Temos que sonhar e lutar para os realizar.
    E o sonho de ser Mãe... é tão forte que é muito dificil deixá-lo para trás.
    Vais ver que fizeste muito bem em sonhar e que quando precisares, a ajuda, o carinho e o apoio da familia não vão faltar.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a forma tão original, tão 'Ana' de me dares a notícia :). Mais do que isso, amei a notícia.
    Estou radiante por ti. Sei que vai tudo correr pelo melhor, apesar dos ventos adversos; que serás capaz de enfrentar todos os obstáculos e de trazer a este mundo louco um ser maravilhoso, cheio(a) de bons princípios.
    Já não temos aquela salinha para nos rirmos as duas com as nossas confidências e as papinhas Cerelac... mas ainda temos a amizade uma da outra ;-).
    Beijoca grandeeeee

    RE

    ResponderEliminar
  3. É isso Rita. O desafio é conseguir ser mãe e feliz neste mundo louco :)
    Beijinho, vai aparecendo! :)

    ResponderEliminar